quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Beijing - Passeio no Parque e Cidade Proibida

Acordamos com a luminosidade na janela e nos arrumamos para o café da manhã. Quando chegamos na recepção, descobrimos que o restaurante não havia sido aberto pois eram 6:15hs. Acredito que foi a primeira vez que acordei bem disposta tão cedo!

Aproveitamos para dar um passeio no Parque Jing Shang Qian, que abre às 7 da manhã. Ele é contornado por um grande muro e do lado de fora ouvíamos um grito agudo e constante de um homem, mais parecido com um desabafo ou melhor dizendo "como botar os bichos prá fora".

Pagamos um ingresso simbólico na belíssima entrada. Dezenas de senhoras e senhores de terceira idade apresentavam suas carteirinhas e num passo ligeiro saíam em caminhada pelas alamedas e recantos ou subindo os caminhos que levam ao alto da colina. Numa praça várias pessoas fazem exercícios de alongamento, Chi Qung, enquanto alguns praticam sozinhos as séries do Tai Chi, outros ensinam como fazer massagens.

Em outra praça, dezenas de pessoas dançam ao som de uma música chinesa que lembra uma marcha marcial. Um senhor caminha de ré, a passos largos, enquanto outro vestido com luvas tipo boxe, anda como um chimpanzé. Em um refúgio, dois músicos tocam instrumentos chineses e um senhor, bastante idoso, canta uma música que lembra uma ópera chinesa...Cada um faz o que quer e ninguém se importa se há gritos, cantos e sussurros ou se abraçam árvores. Tudo é válido em busca do equilíbrio mental e da saúde

Não resistimos e fizemos alguns exercícios de Tai Chi. Ao final, uma senhora me convidou para sentar ao seu lado e numa comunicação sem palavras, expressava seu contentamento por estarmos ali ao tempo que gesticulava mostrando o cabelo, a face e os olhos, numa referência a nossa diferença de traços físicos. Nada como a linguagem universal do sorriso!

Subimos o caminho que leva ao templo, no alto da colina do parque. É admirável a disposição das pessoas idosas que caminham eretas e, com passos seguros, chegam ao topo da colina sem ofegar! Do alto avistamos a Cidade Proibida, no meio da neblina e da poluição de Pequim.

Dez horas! Atravessamos a avenida e fomos comprar os tickets para visitar a Cidade Proibida. Alugamos um guia com versão em espanhol e iniciamos a visitação atravessando a Porta Shenwu, onde fica o pátio interno e palácios impressionantes pelos detalhes arquitetônicos. O jardim imperial nos encanta pelas árvores seculares, pelas formações em pedras e esculturas. São vários pátios internos e palácios menores, muito juntos, que serviam de residência para as concubinas imperiais e que hoje servem como museus de pintura, jade, esmaltados e antiguidade.

Há uma série de palácios: Palácio da Pureza Celestial, Palácio da Tranquilidade Terrena, Palácio da Eterna Harmonia, Palácio da Longevidade Tranquila e inúmeros Halls, também com nomes interessantes: Hall da Supremacia Imperial, Hall do Refinamento Mental Hall da Paz Imperial e Hall da União. Cada construção tinham funções específicas para o imperador ou as imperatrizes, hoje contém um arranjo de utensílios e móveis usados à época.

As Portas, que na realidade não são portas mas imensos salões que passaram a ser ocupados para banquetes ou usados para ocasiões especiais e celebrações, tem escadarias em mármore, com uma rampa central esculpida com dragões. Era reservada para uso exclusivo do imperador. As esculturas de dois leões guardam a entrada dos salões e uma escultura de uma tartaruga, símbolo da longevidade, que também marca sua presença no pátio. Calderões enormes de bronze se destacam no pátio. O interessante é que tinham a função de guardar água para casos de incêndio.

Foram mais de 3 horas em visitação caminhando no sentido sul. Que sorte termos optado pela entrada norte. Como a Cidade Imperial é enorme, na metade da visitação já começamos a encontrar com as excursões e no final eram milhares de pessoas e o calor abafado começou a pegar. Hora de almoçar e buscar uma sombra!

Pegamos o metrô na Praça Tian'an Men, onde fica o mausoléu do Mao Tsé Tung. Uma aventura considerando que tivemos que comprar o ticket na máquina que aceitava cédulas e sem saber como era o esquema... mas conseguimos e fomos para a rua Wangfujing Dajie pois precisamos de um lugar com ar condicionado para aliviar o calor e descansar. Nada melhor que um shopping para almoçar. Bem, esse assunto sobre nossa alimentação merece um item à parte... Nosso dia já está completo o que vimos hoje é para se lembrar para o resto de nossos dias! Mais um sonho realizado!