terça-feira, 12 de maio de 2009

Xangai - Bund

25/junho/2008

O café da manhã é um verdadeiro almoço com legumes, macarrão, um creme de arroz cozido sem tempero, peixe, camarão seco, melão, chá, inclusive pão integral e fibras, uma novidade pois os hotéis não tem o hábito de servir pão. Apesar da bela estrutura do hotel decidimos mudar para o Bund, pois é lá que a cidade acontece!

O trânsito é intenso e o tempo nublado com uma garoa nos remete à São Paulo, mas de repente os prédios com arquitetura futurista vão surgindo no meio de construções antigas do período da dominação francesa e começamos a conhecer a verdadeira face de Shangai, vista nos postais.

Carros, motos e um sem fim de bicicletas, que à primeira vista parece uma confusão, se ordenam e ninguém buzina ou incomoda o pedestre.À nossa frente um senhor que carregava seis grandes vasos de plantas em uma bicicleta deixa a pirâmide desmoronar no meio da rua e calmamente vai repondo as plantas...Tudo nos deixa atentos e nos diverte!

Descobrimos o Hotel Embassador, um prédio construído em 1911, no antigo quarteirão dos Bancos da cidade, voltado para o Pudong, numa rua paralela a Nanjing Road e com a vista para a torre Oriental Pearl! Melhor lugar não poderia ser!Fizemos a reserva e fomos conhecer a avenida principal de Shangai, a bela Nanjing que é passeio de pedestres, servida por trenzinhos elétricos, mais uma atração daquele belíssimo espaço, cheio de shoppings fantásticos, centenas de boutiques e lojas com seus letreiros luminosos, além de vendedores que nos assediam pela rua para nos levar até a lojas, oferecendo nos relógios, camisetas, óculos e tudo o que a China produz em badulaques! Decidimos que o primeiro dia era somente para apreçar e que as compras ficariam para o dia seguinte.

Ao final da tarde, fomos para o Pudong, no final da avenida, para ver o por do sol, na margem do rio. Os prédios se transformam em grandes painéis de luzes em neon e o visual é um show de cores e luzes! Barcos iluminados passeiam pelo rio contribuindo para o espetáculo. É indescritível a beleza da variação das cores e reflexos na água. Emocionante!

Nenhum comentário: