terça-feira, 12 de maio de 2009

Xangai - People Square e Nanjing Road

26/junho/2008

Check out no Holiday inn. Pegamos um taxi para o Hotel Embasssador e resolvemos nos aventurar a andar de metrô, para irmos a um shopping de eletrônicos. Pegamos a linha vermelha e tivemos que pedir ajuda para comprar os tickets pois as máquinas estavam com informações em mandarim!
Depois de 5 estações descemos e já estávamos numa galeria com várias bancas vendendo eletrônicos. A escada rolante nos leva direto ao shopping. São 6 andares só com equipamentos de informática, câmeras, telões, projetores, laptops e todo tipo de acessório que nem se pode imaginar! Zico foi ao delírio! Depois de muitas explicações, conseguimos encontrar a encomenda do Filipe, um Pen Tablet, que custou RMB 1800,00. Lá só se paga em cash e foi uma novela fazer o câmbio em um banco. Zico desapareceu por uma hora e fiquei preocupada com o sumiço dele, acompanhado por um chinês que trabalhava na loja. Felizmente eles voltaram e deu tudo certo!

Almoçamos na praça da alimentação que fica no subsolo. São vários restaurantes self services. A mímica e o dedão apontando para os pratos tem funcionado muito bem! Voltamos às lojas para baixar as fotos pois as duas memórias já lotaram. O preço que iniciou em RMB 300, variou para RMB 600, foi quando já desesperançada, descobri no primeiro andar uma loja que gravou três CD´s com as fotos por RMB 75. Não é fácil negociar com eles e estas tentativas de nos levar o dinheiro aborrece. Apesar disto, foram 6 horas dentro do shopping que valeram a pena.

A volta de metrô foi tranquila. Exaustos de tanto andar, sentamos na praça do povo "People Square" e novamente fomos abordados por jovens que tentam se passar por amigos e pesquisam sobre a estada em Xangai, roteiros, tempo de permanência e oferecem para nos levar de carro a algum passeio e convidam para um chá... Apontam para um belíssimo prédio e dizem que lá tem um festival interessante e mais uma vez lembramos do golpe em turistas que um brasileiro nos contou em Pequim. Eles consomem e fazem acordo com os bares e restaurantes, que apresentam contas absurdas como se grupos de pessoas que lá estivessem fossem bancadas pelo turista. Com o olhar mais aguçado é fácil identificá-los na praça, pelo comportamento de aproximação aos turistas que estão fora de grupos de excursão e uma certa flu~encia em inglês.

Do outro lado da praça, na calçada, uma banda com Sax e teclado toca músicas dos anos 60 e város idosos dançam animadamente sob o olhar dos curiosos. Filmamos e fomos mais uma vez ver o por-de-sol à margem do rio e curtir a vista da torre. Noite linda, colorida pelos neons das lojas e com milhares de pessoas passeando pela Nanjing road.